quinta-feira, 9 de junho de 2011

Reciclar é fazer a sua parte!

 A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 Kg.
Se somarmos toda a produção mundial, os números são assustadores. Só o Brasil produz 240 000 toneladas de lixo por dia. O aumento excessivo da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo e pelo perfil de consumo de uma população. Além disso, quanto mais produtos industrializados, mais lixo é produzido, como embalagens, garrafas,etc.
Cada vez que abro a tampa do lixinho da pia prá colocar a nossa produção, fico com o coração partido, porque sei que estou contribuindo para sujar ainda mais, o nosso planeta!
Tenho tentado minimizar essa sensação, preparando os meus alunos de 1º ano, para o cuidado consciente com a natureza. Mas sei que isso não basta. Quero começar a fazer a seleção do lixo na minha casa. Se cada um fizer um pouquinho...não será o bastante, mas já será alguma coisa.
Essas peças que reciclei e dei uma repaginada usando o maravilhoso "chitão", já faziam parte dos descartes da família e quase "jaziam" na casa do sítio. Estão compondo o cantinho do telefone fixo da minha casa. Que ainda não está terminada (como vocês podem ver!) mas que já deram um toque de alegria ao espaço!

Um comentário:

Guida disse...

Parabens pelo post!!!!
Sempre me incomodou muito jogar o lixo todo junto. Mas tambem me chateava fazer a separação do lixo e depois ve-lo espalhado á minha porta ou levado com o lixo não reciclável!!!! Em Portugal já tinha á porta de casa contentores da prefeitura para setarar o lixo. Então já era um hábito adquirido.
Mas este ano o colégio onde a Bea estuda fez uma parceria, com uma cooperativa e então a sexta feira nós deixamos o lixo na escola e a cooperativa pega!!! Voltei a entusiasmar-me com a separação do lixo. Aproveito muita coisa para uso proprio, para os meus trabalhos, mas é impossivel reciclarmos tudo.
Beijo